sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O primeiro post !

Para começar...
Hoje é o primeiro dia de postagem. Ou melhor, de nossa viagem ao mundo da leitura.

Como iniciamos a conversa gostaria em sala de aula gostaria de lembra-los sobre, o que é a Literatura Fantástica...
Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre podemos definir literatura fantastica como:

"O termo “fantástico”, presente no título deste verbete, é oriundo do latim phantasticus (-a,-um), que, por sua vez, provém do grego φανταστικός (phantastikós) - ambas as palavras provenientes de "fantasia". Refere-se ao que é criado pela imaginação, o que não existe na realidade. É aplicável a um objeto como a literatura, pois o universo da literatura, por mais que se tente aproximá-la do real, está limitado ao fantasioso e ao ficcional. Todo texto fantástico tem elementos inverossímeis, imaginários, distantes da realidade dos homens. Há, como defende Jorge Luis Borges, uma causalidade de caráter mágico ligando os acontecimentos ao decorrer de uma narrativa desse tipo."

Ou seja, nosso blog, nossas leituras en sala de aula, e futuramente todas as nossas discussão será voltada para esse tipo de leitura. As leituras poderão como conversamos em sala de aula, textos, filmes, quadrinhos e todos os outros gêneros que envolvam a esfera da leitura.

Sei que este tipo de trabalho também é muito novo para vocês, -para mim também é- mas todos nós poderemos amadurecer nossas leituras e nos tornar mais criticos, investigativos e cada vez mais leitores.

Espero que gostem de nossa viagem ao mundo dos sonhos, do imaginário, do surrealismo!
Boa Leitura.
Professora Viviane Ponte
Imagem retirada de: http://aedsonsouza.blogspot.com/2011/05/agradecimento-aos-leitores.html








http://www.valinor.com.br/8283/

5 comentários:

  1. Os dragões,e uma ótima hitória,que fala da convivencia entre seres humanos e criaturas fantasticas como os dragões.Por ser um texto mais formal apresenta uma leitura um pouco mais dificil.
    Uma das coisas mais legais e imprecionantes na hitória e que assim como no filme "Como treinar seu dragão",mostra a harmunia entre dois mundos diferentes,mas também mostra suas dificuldades de se harmuniar com seres diferentes,mas tanto no filme quanto no texto os dragões são doceis,e se apegam as pessoas.
    Na história uma das coisas que também são bem imprecionantes é o fato dos dragões poderem se relacionar com seres humanos,ou até mesmo ajudar nos afazeres domesticos.É uma história criativa oque realmente podemos chamar de literatura fantastica.

    -Esta e a minha analise do texto Os dragoes

    ResponderExcluir
  2. O texto Os Dragões é diferente dos outros , porque conta a convivência dos seres humanos e de dragões que chegam a cidade e no começo as pessoas ficam com desconfiança deles.
    No texto existem algumas palavras de difícil compreendimento mas a leitura é fácil.
    No conto a narrativa é curta , no final tem amizade entre os dragões e os abitantes da cidade , tem choque cultural e roubos para sustentar os vícios dos dragões , no começo tinha discriminação étnica entre outras coisas. Mas é uma história legal de se ler.

    ResponderExcluir
  3. Apesar do texto "os dragões" ter palavras difíceis, ele é bem legal. Ele retrata fatos do cotidiano (os vícios,a discriminação étnica,entre outros) e coloca seres humanos convivendo com dragões. E ainda atribui características humanas à essas criaturas fantásticas.
    Esse é com certeza um texto diferente, bem criativo, e que nos faz refle tir sobre nosso atos.

    ResponderExcluir
  4. O Tesxto "Os Dragões" é de facil etendimento, mas é bem surreal pois dragões nao existem. E o que me impressionou foi que um humano tem a capacidade de ensisar um dragao agir como humanos,e o incrivel é que eles aprenderam e agiram mesmo como humanos aprenceram até nosso vicios como o da bebida e tambem ficaram com um de nossos apectos como um deles fugiu com uma mulher por amor, foi um ato de rebeldia e nos os humanos fazemos esses coisass.Axei o texto muito bom.

    Analise Textual

    Augusto Marques de Oliveira Netto
    "Ae Viviane ta ai a analise té mais"

    ResponderExcluir
  5. Os primeiros dragões a chegar na cidade foram discriminados, tanto pelo choque cultural quanto a pela etnia.Porém todos na cidade queriam educar os dragões, para que ficassem o mais parecido com os humanos.
    Os dragões eram dóceis, por isso tiveram várias amizades.
    O dono do boteco achava graça nos dragões bêbados, então eles não pagavam nada, depois de um tempo não tinha mais graça e os dragões tiveram que começar a pagar pois beber virou um vício.Além do vícios da bebida, existiam outros, o que fazia os dragões terem os hábitos dos humanos.
    A leitura do texto é de fácil entendimento, basta prestar atenção pois o texto engloba vários assuntos que na época não podiam ser retratados abertamente como nos dias de hoje.

    ResponderExcluir